Como estimular o aprendizado durante as férias

por | 7 / jan / 2020 | blog

Estimular aprendizado nas férias

As férias escolares estão chegando e, por vezes, os pais ficam preocupados com essa pausa no processo de aprendizagem dos filhos. Durante o período, porém, as crianças podem ser estimuladas a desenvolver outras habilidades, tão importantes quanto o que é ensinado em sala de aula! Vamos listar aqui algumas maneiras de instigar as crianças e adolescentes a continuar aprendendo nas férias. Confira!

Estimule a leitura

A leitura é extremamente importante para desenvolver o lado lúdico e criativo dos jovens. Por isso, incentive seus filhos a criar o hábito de ler livros sempre que possível! Essa prática ajuda também a aumentar o vocabulário e melhorar as habilidades de escrita e a capacidade de interpretar textos. Portanto, leve seus filhos a livrarias e bibliotecas, e permita que escolham obras que sejam do gosto deles. Assim, essa leitura se tornará ainda mais prazerosa e proveitosa!

Diga sim às brincadeiras ao ar livre

Pense em brincadeiras ao ar livre que possam ser educativas e instrutivas para as crianças. É muito importante e bastante indicado incentivá-las a fazer atividades externas! Elabore brincadeiras que permitam que elas corram, gastem energia e estimulem o raciocínio e as habilidades motoras. No caso dos mais velhos, incentive a prática esportiva e aproveite o tempo livre para apresentar diferentes esportes a eles!

Use a tecnologia a favor da educação

Embora o tempo de uso da tecnologia deva ser sempre controlado de acordo com a idade da criança ou do adolescente, os pais podem usar os aparelhos eletrônicos a favor do aprendizado dos filhos. Então, pesquise aplicativos e plataformas que permitam que o jovem desenvolva suas habilidades cognitivas.

Leve seus filhos a museus e exposições

Os passeios em família também podem incentivar as crianças e os adolescentes a continuar aprendendo, mesmo durante as férias. Programe visitas a museus e exposições, por exemplo, já que esses ambientes são cheios de informação e conhecimento. Além disso, esses passeios rendem boas memórias e proporcionam ótimos momentos entre pais e filhos!

E os pais que estão trabalhando?

Não são todos os pais que conseguem tirar férias na mesma época em que os filhos, por isso é preciso pensar em alternativas para esses casos. Uma dica é manter em casa alguns materiais de fácil manuseio com os quais crianças e adolescentes possam pintar um quadro ou esculpir algo, por exemplo. Esse tipo de atividade estimula o lado criativo dos jovens e pode até revelar talentos!

Outra ideia é manter contato com os colegas de sala dos filhos. Promova encontros entre eles e deixe-os brincar e se divertirem. Esse contato mantém os laços de amizade fortes para o próximo ano letivo!

Durante as férias, os pais precisam ter bastante criatividade! Contudo, é possível estimular as crianças e adolescentes a aproveitar o tempo livre das férias para explorar suas habilidades. Além disso, incentivar o aprendizado evitará que se sintam desanimados na hora de voltar às aulas!